BLOG DO MEMORIAL

17 de novembro de 2020

Excesso de velocidade é fatal!

O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil. Estudos indicam que pelo menos 1/3 das colisões que resultam em morte ocorrem devido à velocidade acima do permitido.

Quando o acidente é um atropelamento, as chances do pedestre ou ciclista saírem vivos são praticamente nulas. De acordo com estudos do Observatório da Segurança Viária da Espanha, em um atropelamento provocado por um veículo 50km/h (velocidade considerada baixa) 45% das pessoas morrem e 50% ficam feridas. Se o acidente acontecer com um veículo a 80km/h todas as pessoas  morrem.
Nas rodovias federais brasileiras, o excesso de velocidade também é um dos principais vilões. É a terceira causa mais letal em acidentes de trânsito. De acordo com dados do Atlas da Acidentalidade no Transporte, editado pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito, a velocidade incompatível com a via tem um índice de gravidade* de 5,9, atrás apenas de ultrapassagem indevida, com índice de gravidade de 7,3, e por desobediência à sinalização, com 6,1.

Então, antes de pisar no acelerador.
Excesso de velocidade X mortos por atropelamentos

Velocidade Ilesos Feridos Mortos
30 km/h 30% 65% 5%
50 km/h 5% 50% 45%
65 km/h 15% 85%
800 km/h 100%

Posts Relacionados