Como transportar cães e gatos em segurança

Como transportar cães e gatos em segurança

A segurança no transporte de cães e gatos é algo que preocupa os tutores na hora de levá-los para passear, em viagens ou visitas ao veterinário.  Para garantir deslocamento seguro dos petz, fomos buscar algumas informações.

 A legislação de trânsito não é muito específica sobre o transporte de animais de estimação. O Código Brasileiro de Trânsito considera infração o transporte de animais à esquerda do motorista, no colo e nas partes externas do veículo, regras que também valem para o transporte de crianças.

 Para suprir esta lacuna, em 2021, a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) publicou uma diretriz que estabelece normas para o transporte de cães e gatos nos diversos meios de transporte, especialmente em veículos de passeio, para assegurar a segurança dos pets e de seus tutores.

 O que diz a diretriz:

- O transporte de cães e gatos, deve ser realizado com dispositivos de retenção, impedindo assim que viajem soltos, desviando a atenção do motorista e possibilitando a ocorrência de acidentes;

- Uma das maneiras mais convencionais para o transporte é colocar o animal no interior da caixa, fixada pelo cinto de segurança, especialmente para cães de pequeno porte e gatos. A caixa de transporte é uma opção para animais já acostumados com ela, pois reduz o risco de distração. Essa opção é uma boa escolha para os gatos, uma vez que se assustam com facilidade, são mais ágeis e com mais capacidade de se soltarem dos dispositivos de retenção;

 Dicas de tutores

Conversamos também com alguns tutores com experiência no transporte seguro e confortável de seus pets.

As duas formas mais indicadas e seguras de levar o pet no carro são: em caixa ou bolsa de transporte, ou presos ao cinto de segurança. 

Para os de pequeno e médio porte, o ideal é o uso de caixa de transporte ou uma “cadeirinha” (parecidas com aquelas de bebê) presa ao banco para que o pet fique confortavelmente instalado. Mesmo dentro da cadeirinha é indispensável o uso do cinto de segurança.

Para os de grande porte, levar na cadeirinha pode inviabilizar o passeio, aí o ideal é utilizar um peitoral reforçado e confortável com o cinto de segurança.

Há vários modelos de cinto para animais. O importante é escolher um de acordo com o tamanho no animal, que não seja longo demais (a ponto de não cumprir sua função, já que em uma colisão dará espaço para que o cão seja arremessado contra um vidro ou contra os demais passageiros), e nem curto demais que não permita ao cão se deitar com conforto.

Uma dica importante é que a coleira não deve ser usada para transporte dentro do veículo, pois pode enforcar o animal em caso de freada brusca. O correto é o uso de peitoral.

 Cães de grande porte:

Maria Paula Mäder, tutora da Flora e do Frederico e membro do clube Goldenlícia, enviou para nós dicas importantes para garantir um passeio seguro com cães de grande porte.

De acordo com a tutora, o ideal para animais de grande porte é utilizar um peitoral reforçado e confortável em conjunto com um cinto de segurança próprio.  

“O cinto do cão pode ser preso na fivela do cinto do carro, pois geralmente vem com o engate padrão de cintos de segurança, mas é bom se certificar que o cão não consiga soltar, pois eles pisam e o engate pode facilmente abrir, ou pode ser preso no suporte do encosto de cabeça, e nesse caso até mesmo uma boa guia de tamanho médio pode fazer a função de cinto”, explica Maria Paula.

“E como as crianças, o correto é levá-los no banco de trás. Eu ainda uso uma capa no banco. Além de proteger o veículo dos pelos e sujeiras, também contribui com a segurança, pois evita que o cão, numa freada brusca, possa cair no espaço entre os bancos”, complementa.

 Cães de pequeno porte:

Para cães de pequeno porte, o uso da cadeirinha pode garantir não só a segurança, como também o conforto do pet.

Cláudia Ribeiro, tutora do Ninico, conta para gente a experiência com o uso da cadeirinha. \\\"Ele passava muito mal quando entrava no carro. Sempre vomitava. E eu tinha pena de deixá-lo sozinho em casa. Nas viagens, tínhamos que dar remédio para enjoo, mas ele continuava passando mal. Cheguei a comprar uma caixinha/gaiola, mas não deu certo. Então, pesquisei e encontrei a cadeirinha. Valeu a pena, porque ele nunca mais vomitou e hoje adora passear de carro\\\".

 ** Para os cães de médio porte, o ideal é o tutor observar o modelo de transporte a que o animal mais se adapta: cadeirinha ou cinto de segurança.

 Gatos

Os gatos não são muito dados a passeios. Geralmente preferem o conforto de seus lares. Mas há os que viajam com seus tutores e gostam de passear, além da necessidade de levá-los ao veterinário.

O ideal é transportá-los dentro de uma caixa ou sacola específicas e fechadas para evitar que fiquem muito estressados e se movimentando na tentativa de sair do carro.  Se o tutor optar por uma cadeirinha ou o gato não tiver problemas em passear de carro, é importante usar um peitoral e um cinto de segurança apropriado para gatos. 

PALAVRAS CHAVES / TAGS: