Para que servem os testes de colisão?

Para que servem os testes de colisão?

Muitas das tecnologias de segurança disponíveis nos veículos de hoje, foram desenvolvidas com base nos testes de segurança. No lugar do motorista e passageiros, são usados dummys, para avaliar os impactos de diferentes tipos de colisões nas pessoas.

 Além das empresas automobilísticas investirem em testes de colisão antes do lançamento de um novo veículo, há órgãos independentes que fazem esses testes, com o objetivo de fornecer mais transparência aos consumidores.

 Os veículos colidem uns com os outros ou com barreiras em diferentes velocidades e ângulos. A intenção é simular o máximo de situações que podem acontecer na vida real.  As principais são colisão lateral, frontal e capotamento.

 Os testes avaliam diferentes sistemas de segurança ativa e passiva para adultos (passageiro e motorista), crianças e até para pedestres e ciclistas. São avaliados, por exemplo, a eficácia dos sistemas de frenagem, cinto de segurança, detector de ponto cego, deformidade da lataria, limitador de velocidade e controle de estabilidade.

 Aqui no Memorial da Segurança, além de você ver uma cabine de caminhão que passou por um test de colisão a 30 km/h, você ainda tem a oportunidade de ocupar o lugar de um dummy em nosso simulador de crash test. A experiência é em realidade virtual e a 10km/h. E acredite, é bem impactante. 

PALAVRAS CHAVES / TAGS: