Semana Nacional de Trânsito convoca cidadãos a assumir a responsabilidade de evitar acidentes e salvar vidas

Semana Nacional de Trânsito convoca cidadãos a assumir a responsabilidade de evitar acidentes e salvar vidas

“... Todo mundo tem direito à vida, todo mundo tem direito igual; motoqueiro caminhão pedestre, carro importado carro nacional; mas tem que dirigir direito para não congestionar o local; tanto faz você chegar primeiro, o primeiro foi seu ancestral; é melhor você chegar inteiro, com seu venoso e seu arterial ...” (Lenine)

 Para falar da Semana Nacional de Trânsito deste ano, selecionamos um trecho da música “Rua da Passagem”, de Lenine. Uma forma poética de abordar o que está em jogo no trânsito:  nossas vidas.

 A letra que reflete o tema da campanha deste ano “No Trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.  

 Estar em trânsito está tão entranhado no que somos que acabamos não nos dando conta das inúmeras escolhas que fazemos ao ir de um lugar ao outro, independente da nossa condição de pedestre, ciclista, motorista ou motociclista.

 Cada decisão que tomamos, mesmo sem pensar, interfere no ambiente como um todo e pode provocar ou evitar um acidente.

 Na maior parte das vezes que adotamos atitudes inseguras no trânsito temos sorte de não nos acontecer nada. Mas, se pararmos para refletir, qual seria a nossa escolha? Contar com a sorte ou assumir a responsabilidade de evitar mortes e ferimentos em acidentes?

 Muita gente, no entanto, não tem essa sorte. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2019, 31.307 pessoas morreram no trânsito. Ou seja, mais de 80 pessoas morrem em acidentes todos os dias.

 Vale a pena correr esse risco? 

PALAVRAS CHAVES / TAGS: