A importância de ensinar as crianças a respeitar as regras de trânsito

A importância de ensinar as crianças a respeitar as regras de trânsito

Quando pensamos em educação de trânsito na infância, a primeira coisa que devemos ter em mente é: respeitar e ensinar as crianças a respeitar as regras de trânsito é uma forma de protegê-las.  Ninguém quer colocar a vida dos filhos em risco, não é mesmo?

As crianças de hoje são os usuários do trânsito de amanhã, seja como motorista, ciclista, motociclista ou pedestres e, quando adultos, vão replicar os comportamentos que aprenderam na infância.   “Crianças aprendem pelo exemplo. O comportamento dos pais influencia o dos filhos. Se crescerem vendo os pais adotarem atitudes inseguras, provavelmente vão se comportar dessa maneira também. Se virem os pais beber e dirigir, vão achar que isso é normal, que é aceitável. Se os pais não usam o cinto de segurança, as crianças vão pensar que não é necessário”, explica a psicóloga especialista em segurança no trânsito, Melice Gois.

 A realidade no trânsito é alarmante. Os acidentes são a primeira causa de morte de crianças e jovens entre 15 e 29 anos, de acordo com dados da Organização Pan Americana da Saúde (PAHO). No Brasil, números do Ministério da Saúde apontam que 2.429 bebês e crianças morreram em acidentes de trânsito, entre 2017 e 2020.

 “São números que impactam, especialmente quando pensamos que são mortes que poderiam ser evitadas com atitudes de prevenção” afirma Ariza Sozzo, do Memorial da Segurança no transporte. Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 60% das mortes de crianças poderiam ser evitadas com cadeirinha e assento de elevação.

  

Visita ao Memorial da Segurança

 Uma visita ao Memorial da Segurança é um passeio que agrada a família toda e ainda ajuda adultos e crianças a sentirem, na prática, as consequências dos comportamentos de risco no trânsito. Os simuladores e atividades interativas estimulam a reflexão sobre como as nossas atitudes interferem na nossa segurança e na de quem amamos.   

Os simuladores de tombamento e o de colisão frontal a apenas 10km/h são os que mais impactam.

 “Nosso objetivo é estimular o comportamento seguro por meio da experiência. Se com a visita ajudarmos a evitar uma morte no trânsito, todo o nosso trabalho já valeu a pena”, diz Ariza Sozzo. 

PALAVRAS CHAVES / TAGS: