Atitudes campeãs de risco no trânsito

Atitudes campeãs de risco no trânsito

A essência do Memorial da Segurança no Transporte é provocar reflexão e incentivar a mudança de comportamento no trânsito por meio da experiência.  O espaço foi pensado para mostrar aos visitantes como atitudes simples, muitas vezes corriqueiras e intuitivas, interferem na sua própria segurança e na segurança do trânsito como um todo.

 Atualmente, o celular se tornou um grande vilão no trânsito, sendo uma das principais causas de acidentes. De acordo com o BPTran – Batalhão de Polícia de Trânsito de Curitiba – vivemos em um mundo extremamente tecnológico, que tanto condutores quanto pedestres utilizam seus celulares de forma tão natural que não percebem o risco que correm durante a condução do veículo ou mesmo no momento de atravessar a rua.

 Além da utilização do celular ao volante ou caminhando, as atitudes que mais aumentam os riscos de uma pessoa se envolver em um acidente de trânsito, de acordo com dados do BPTran, são:

 condutores: dirigir acima do limite de velocidade permitido na via, avançar o sinal vermelho, não estar habilitado para conduzir,  ingerir bebida alcóolica antes de dirigir.

 pedestres: devem estar atentos aos cuidados básicos. O risco está em atravessar a via com o sinal verde para veículos, não olhar para os lados antes de atravessar uma via, não circular pela calçada e atravessar fora da faixa de pedestres.

 ciclistas: não utilizar os equipamentos de segurança (capacete, luvas, óculos), não utilizar equipamentos de sinalização (luz noturna na parte dianteira e traseira, campainha e roupa reflexiva), circular na via pública, furar o sinal vermelho, furar o sinal vermelho, pedalar alcoolizado, pedalar na canaleta.

  “Considerando essas atitudes um risco à vida, as pessoas devem colocar em prática seus deveres como cidadãos e respeitar as normas que cabem a cada um, tendo como base as leis de trânsito”, afirma Deisy Oliveira, do BPTran. 

 

PALAVRAS CHAVES / TAGS: