Cinco características da direção segura

Cinco características da direção segura

CONHECIMENTO: significa conhecer as leis e as normas de trânsito, as características do veículo que está conduzindo (incluindo equipamentos e acessórios), as condições adversas de trânsito e como enfrentá-las, como dirigir em dias de chuvas ou com neblina.  

ATENÇÃO: dirigir é uma atividade complexa e de muita responsabilidade. Distrações podem causar sérios acidentes. Por isso, a atenção constante no trânsito é fundamental. O motorista deve observar, de forma simultânea, a sinalização, o comportamento dos demais condutores, motociclistas, pedestres e demais veículos não motorizados, além de prováveis condições adversas.

PREVISÃO: ao prestar atenção no trânsito e ao veículo que está dirigindo, o motorista consegue constatar uma situação de forma imediata e prever os próximos acontecimentos, detectando perigos e agindo prontamente, sem ser pego de surpresa. Esse comportamento é o princípio do gerenciamento de risco no trânsito, fundamental para evitar ou minimizar acidentes, sempre que possível.

HABILIDADE: representa o domínio do veículo ou das situações de trânsito, de maneira geral. Indica que tem conhecimento do veículo, de seus equipamentos e que sabe utilizá-los bem em todas as situações de trânsito. Significa que o motorista possui as condições e o treinamento necessários para conduzir o veículo de forma segura e responsável.

AÇÃO: a ação correta no trânsito acontece quando existe a combinação entre a decisão e a habilidade. É o resultado das principais características na condução do veículo: conhecimentos necessários, atenção ao ato de dirigir, capacidade de prever e gerenciar riscos, habilidade para decidir com rapidez para evitar acidentes, preservando a própria vida e a dos demais. 

PALAVRAS CHAVES / TAGS: