Férias escolares! Porque trazer crianças e adolescentes para uma visita ao Memorial da Segurança.

Férias escolares! Porque trazer crianças e adolescentes para uma visita ao Memorial da Segurança.

As férias escolares estão chegando e sempre é um desafio encontrar programas interessantes para fazer com crianças e adolescentes. Incluir uma visita ao Memorial da Segurança no Transporte é uma forma de fugir dos programas mais tradicionais, agrada pessoas de todas as idades e, de quebra, alia diversão com aprendizado.


Aqui, promovemos experiências que demonstram na prática os efeitos do não cumprimento das regras de trânsito, com o objetivo de provocar a reflexão nos adultos e contribuir para formação de futuros motoristas conscientes e responsáveis, em benefício da vida.


Nossas atividades interativas impactam todos. As crianças se encantam com o biarticulado suspenso que compõem a arquitetura do Memorial e os mais velhos ficam chocados, por exemplo, com a força do impacto de uma colisão frontal a apenas 10km/h.   


Sabemos que crianças e adolescentes aprendem melhor quando estão envolvidos em atividades práticas e interativas, que relacionam o aprendizado com a vida cotidiana. E estar em trânsito é algo inerente à nossa vida. Por este motivo, é muito importante ensiná-los, desde cedo, porque devem respeitar as regras de trânsito, para a própria segurança e para a segurança no trânsito de forma geral.  


 Nossas principais atividade interativas são:


- Simulador de “crash test”: o visitante poderá viver a experiência de colisão frontal a 10 km/k (parece pouco, mas não é!). O uso dos óculos de realidade virtual torna a experiência ainda mais impactante, como se a pessoa estivesse no lugar de um dummy, dentro de um laboratório de testes.

 - Simulador de tombamento: a importância do cinto de segurança de três pontos é testada em uma cabine de caminhão que simula um tombamento.


 - Balanças de projeção: são um alerta para a redução de velocidade. As balanças calculam o peso com que a pessoa é projetada em um acidente com velocidades de 20 km/h, 40 km/h, 60km/h e 80km/h. Na balança de 60 Km/h ainda é possível interagir com o filtro de um elefante em realidade aumentada.



 - Mesa tátil: permite aos visitantes sentir a diferença da aderência dos pneus dos veículos em diferentes tipos de pavimento, como asfalto molhado e seco, concreto, terra e até na neve. 


 - Óculos simuladores de embriaguez: demonstram de forma lúdica os efeitos do álcool no organismo humano.


 - Biarticulado: o biarticulado que compõem a fachada e a estrutura do Memorial da Segurança também chama a atenção dos visitantes. O veículo, que circulou no transporte público de Curitiba por mais de 20 anos, tem um piso de vidro para mostrar o seu sistema de propulsão. 

PALAVRAS CHAVES / TAGS: