Homem pré-histórico & homem atual
O
instinto de sobrevivência levou o homem, ainda no período pré-histórico
(período anterior a 4.000 anos a.C.) a romper barreiras e progredir com o
desenvolvimento da humanidade.
O homem da pré-história aprendeu a caçar, a confeccionar instrumentos, a criar rotas de fuga e a cooperar para se manter seguro. O domínio do fogo representou uma evolução na luta pela sobrevivência. Todos esses aprendizados e invenções nos indicam que o desenvolvimento da segurança acompanha o ser humano desde os tempos mais remotos.
Milhares de anos e de invenções depois, continuamos evoluindo e desenvolvendo soluções para garantir a nossa segurança e sobrevivência.
Colocando o foco sobre trânsito, um dos temas centrais do Memorial da Segurança no Transporte, o homem continua criando e desenvolvendo tecnologias que contribuem para a nossa segurança. Os veículos, por exemplo, são equipados com itens cada vez mais sofisticados para garantir que a gente transite em segurança nos diversos papéis que assumimos no trânsito: pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas ou passageiros.
E neste universo, nossas atitudes fazem uma grande diferença. Decisões simples como usar o cinto de segurança, o capacete, respeitar os limites de velocidade ou atravessar a rua na faixa de pedestres podem evitar acidentes e garantir que sigamos vivos e saudáveis.