Que escolhas você faz no trânsito?

Que escolhas você faz no trânsito?

O tema da campanha Maio Amarelo deste ano, “No Trânsito, escolha a vida”, nos convoca a refletir sobre as atitudes que adotamos no trânsito e nos lembra que escolhas simples têm o poder de salvar vidas.

Todos os dias, quando saímos de casa, seja como pedestres, ciclistas ou motoristas, fazemos uma série de escolhas. E estas escolhas podem interferir diretamente na nossa segurança, na segurança das pessoas que amamos e até na segurança de quem não conhecemos. Mas estar em trânsito é tão automático e intuitivo que não nos damos conta que estamos fazendo escolhas. 

Exceder os limites de velocidade, não usar o cinto de segurança, usar o celular na direção, beber e dirigir ou não atravessar na faixa de pedestres são escolhas. Na maioria das vezes, quando fazemos essas escolhas não acontece nada. Mas em algum momento, pode ser fatal.

Vale a pena correr esse risco?  

Por isso, este mês de maio é dedicado a pararmos para refletir e olhar nossas atitudes por uma outra perspectiva: em vez de pensarmos nas regras de trânsito como uma obrigação ou punição, devemos lembrar que foram criadas para evitar acidentes e salvar vidas. O principal beneficiado somos nós mesmos, e as pessoas que amamos.

Então, da próxima vez que estiver em trânsito, escolha adotar atitudes seguras! 

PALAVRAS CHAVES / TAGS: