Redução 10km/h no limite de velocidade ajuda a salvar vidas

Redução 10km/h no limite de velocidade ajuda a salvar vidas

Este limite de velocidade é o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir as mortes no trânsito. De acordo com o relatório “Managing Speed”, de 2017, a velocidade é responsável por uma em cada três mortes por acidentes de trânsito em todo o mundo.

 Ao adotar o limite de 50km/h como padrão, Curitiba segue uma tendência mundial e avança no cumprimento da meta de reduzir em pelo 50% o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito, proposta pela 2° Década de Ação da Segurança Viária, da ONU (Organização das Nações Unidas). Atualmente, o limite padrão das vias rápidas do município é de 60km/h.

 Em 2020, o BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito) registrou 4.840 acidentes de trânsito em Curitiba, que resultaram em 3.689 feridos e 45 mortes no local.

 A atitude pode até soar dura para motoristas. Mas é comprovado que a redução de velocidade, além de salvar vidas, deixa as cidades lugares melhores para se viver.

 Alguns fatos sobre redução de velocidade (fonte: WRI)

 ·         A redução de 1,6 km/h da velocidade em vias urbanas diminui em 6% as fatalidades no trânsito. Ou seja, o número de mortos em acidentes de trânsito pode reduzir 37,5% em Curitiba com a diminuição de 10km/h no limite de velocidade

 ·         Um pedestre tem 90% de chances de sobreviver se for atingido por um veículo a 30 km/h. Esse índice cai para a 70% se o carro estiver 40 km/h e para menos de 20% com o veículo a 50 km/h.

 ·         Velocidades mais baixas permitem que os condutores parem o veículo em uma distância mais curta. Em velocidades mais altas a distância de frenagem é maior, o que afeta a força do impacto na hora de um acidente e, portanto, a possibilidade de sobrevivência.

 ·         Pesquisas revelam que a velocidade média e a fluidez do trânsito melhoram em vias urbanas com velocidades regulamentadas em 40 km/h e 50km/h. Em São Paulo, a redução do limite de velocidade nas principais vias arteriais reduziu o congestionamento em 10% nos primeiros meses.

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