Saiba como utilizar o capacete de ciclista corretamente

Saiba como utilizar o capacete de ciclista corretamente

Andar de bicicleta traz benefícios para a saúde do ciclista e para a do planeta. Reduz a possibilidade de doenças cardiovasculares, é uma aliada no controle do peso e da glicemia, melhora a força muscular e promove o bem-estar emocional. É um veículo de transporte e lazer que não emite gás carbônico, ocupa pouco espaço nas vias públicas e oferece um ótimo custo-benefício. 

 Por outro lado, pedalar é uma atividade de alto risco no trânsito. De acordo com dados da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), divulgados em junho deste ano, apontam que o total de sinistros graves aumentou 11% em 2021, quando comparado a 2020, devido ao crescimento do número de ciclistas nas ruas, motivado pela pandemia. Em números absolutos foram 14.416 casos em 2020 e 16.070 em 2021. 

 “Um meio de transporte associado à saúde não pode tornar-se vetor de óbitos ou sequelas decorrentes de sinistros”, afirma Antonio Meira Júnior, presidente da Abramet.  Motivada por este pensamento, a entidade lançou uma diretriz de conduta para orientar os médicos especialistas e a todo da saúde com as melhores práticas no atendimento de sinistros envolvendo ciclistas, disponível em www.abramet.com.br 

 Apesar de ser um documento técnico, traz várias dicas importantes sobre como a utilização correta do capacete contribui para a redução de ferimentos graves em caso de acidente. De acordo com a entidade, uma série de estudos demonstrou que a utilização do equipamento reduz em até 65% os riscos de lesões faciais de ciclistas de todas as idades, em até 85% do risco de traumatismo cranioencefálico e em até 88% do risco de lesões cerebrais graves. 

  Uso correto do capacete

 Os fabricantes de capacete para ciclistas têm aprimorado o design do equipamento para propiciar conforto ao ciclista, com mais aberturas para favorecer a ventilação, baixo peso e sistemas de suspensão que proporcionam o ajuste necessário à cabeça. 

 Ajustar o capacete adequadamente à cabeça é essencial para que ele não saia em caso de queda. Estudos demonstraram que capacetes mal ajustados duplicam o risco de traumatismo crânio encefálico e, quando usados virados para trás, aumentam em 52% o risco de ferimentos na cabeça durante uma colisão em comparação com a sua utilização correta.  

 - O capacete deve ficar posicionado dois dedos acima das orelhas; 

- Deve estar nivelado sobre a cabeça e cobrir parte da testa; 

- As fivelas laterais devem ser ajustadas na região central do queixo, seguindo a posição da orelha; 

- A tira que prende o capacete à cabeça deve estar ajustada, em geral, dois dedos entre o queixo e a fivela. 

  Roupas e equipamentos adequados 

 - É importante usar roupas que facilitem a visualização do ciclista por motoristas e, à noite, faixas refletivas; 

- Utilizar óculos de proteção, cujas hastes devem ficar acima das fitas do capacete para que não fique preso e machuque o ciclista em caso de queda; 

- O ideal é a utilização de luvas e roupas com mangas e calças compridas, cotoveleiras, joelheiras e luvas. 

 

PALAVRAS CHAVES / TAGS: